a arte de falar
Educação

A Arte de Falar

A Arte de Falar – Por Uma Comunicação Criativa apresenta ferramentas para falar em público

A habilidade de falar em público é o foco do projeto Arte de Falar – Por Uma Comunicação Criativa, que abre inscrições para uma oficina de aprimoramento da voz, fala e comunicação para pessoas a partir de 15 anos neste mês de maio. A oficina ocorrerá em dois finais de semana, nos dias 7, 8, 14 e 15 de maio (aos sábados e domingos), das 9h às 12h, no Teatro SESI Rio Vermelho. As inscrições serão realizadas através do e-mail:artedefalar8@gmail.com e o valor é de R$ 180.

 

O objetivo de despertar, em cada participante, a crença de que é possível construir um modo pessoal, sem fórmulas prontas, uma comunicação saudável em todos os âmbitos da vida, através da arte. “Dar a voz” a um discurso que nasce de uma verdadeira pessoal e esse discurso se processa num ambiente interno de autonomia, de auto confiança e afetividade.

 

Este projeto propõe o aprimoramento da voz (cuidados, prevenção e conhecimento dos problemas da fisiologia vocal), da fala (a relação entre pensamento e construção de ideias e seus aspectos técnicos (dicção, ritmo de fala, timbre e tom da voz) e comunicação (ouvir, falar, interpretar – emissão e recepção de conteúdo)). Através do lúdico-criativo, das brincadeiras, atividades diversas, jogos teatrais, dinâmicas grupais e individuais com ênfase no corpo/voz creditamos o despertar para uma comunicação genuína (única).

 

Todas as atividades atuam nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, sensíveis e espirituais do Ser. Ou seja, busca sua integralidade, fazendo o casamento entre conhecimento racional e o intuitivo. Desta forma, as aulas transcorrem de maneira vivencial a fim de identificar limitações, liberar bloqueios e instrumentalizar o indivíduo para que encontre sua realização pessoal; seja aceitando-se como é, seja aprimorando aspectos fundamentais da sua expressão; e ainda, potencializando sua criatividade.

 

 

Sobre a Oficina Arte de Falar
O projeto é idealizado e coordenado pela atriz e educadora Mariana Freire e conta com a colaboração da psicóloga Carolina Pazos. A proposta da oficina é proporcionar um espaço dinâmico e vivencial dos aspectos que englobam a voz, fala e comunicação, ou seja, que perpassam a prevenção e cuidado com a fisiologia da voz, aspectos da comunicação em si; adentrando aspectos mais subjetivos da comunicação intrapessoal e interpessoal.

 

As 12h totais de oficina são de caráter prático e primam pelo aspecto lúdico-criativo. A todo momento cada participante poderá experimentar aspectos limitantes da sua voz, fala e comunicação como também despertar e potencializar sua criatividade. Pessoas que possuem timidez, bloqueios com a fala em público, medos diversos ou que desejem se reciclar são bem vindas à oficina.

 

As inscrições serão realizadas através do e-mail: artedefalar8@gmail.com. É só solicitar a ficha e depois reencaminhar a mesma preenchida juntamente com o comprovante de depósito do valor total da oficina. Para saber mais informações através do Facebook (www.facebook.com/artedefalar). No final do curso será entregue o certificado.

 

Sobre as Mediadoras

 

Mariana Freire Dos Santos: atriz formada pela Escola de Teatro da UFBA desde 2004. Já participou em mais de 30 espetáculos teatrais, também realizando atividades como diretora de teatro e eventos diversos, produtora cultural, apresentadora, professora e preparadora de corpo, voz e interpretação. Atualmente se dedica o máximo para beneficiar pessoas através do projeto Arte de Falar – Por Uma Comunicação Criativa. Através de Pós-graduação em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas, pode reconfirmar que o caminho para a auto realização é mesmo pela criatividade e ludicidade.

 

Carol Pazos: especialista em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas, Psicóloga e Educadora. Trabalhou por 15 anos em Organizações dos mais variados porte e segmentos, sempre com desenvolvimento de pessoas. Se reinventou através da ludicidade com muita criatividade. Fez uma transição de carreira e hoje continua focada em pessoas e no desenvolvimento delas, porém caminha por uma estrada mais alegre e livre, com entusiasmo e satisfação, compartilha suas experiências e saberes através de palestras, workshops, atendimento clínico e trabalhos com grupos. Hoje afirma que através de uma vida mais plena de criatividade podemos transformar nossas vidas em potência de felicidade.

Serviço da Oficina:

Facilitadoras: Mariana Freire e Carolina Pazos
Local: Teatro do SESI Rio Vermelho.
Dias: 7, 8, 14 e 15 de maio / sábados e domingos
Horário: das 09h às 12h
Limite máximo de participantes: 20 pessoas
Investimento: R$ 180,00 (à vista)
Informações: (71) 99932-0685 (WhatsApp) / artedefalar8@gmail.com
Apoio: Guaxe Produções e AP Assessoria Press