Cartela-de-LSD
Fêmea Beta

Doce, LSD, nBome ou nBomb?

Doce é só no final de semana, meu filho! E vai com calma que pode dar dor de barriga!

Se você é amante da “risadeira”, curte ver objetos derretendo, se diverte quando percebe o quão difícil é tomar água naquele estado e já encontrou o Dart Vader, Bart Simpson e outras celebridades do mundo psicodélico, se liga!

Lucy in the Sky with Diamonds é um clássico e, como tal, aparece cada vez menos no mercado dada sua substituição por produtos de qualidade e valor inferiores. Quem anda amortecendo sua língua após se soltar do papel impregnado colorido é algum composto da família nBome.

Os compostos nBome fazem parte de uma classe de drogas chamadas de Designer Drugs. Essas drogas têm sua estrutura química projetada (daí “design”) de maneira que os efeitos da substância modelo (nesse caso a dietilamida do ácido lisérgico, mais conhecida como LSD) sejam mantidos, mas que sua molécula seja diferente daquelas inclusas em listas de substâncias controladas e/ou proibidas em diferentes países. No Brasil, em novembro de 2013, a polícia fez a apreensão de uma grande quantidade de comprimidos e papeis que, à primeira vista, eram punhados de ecstasy e LSD (você pode ver a repercussão na mídia aqui ou aqui.

#SQN

Doce, LSD, nBome ou nBomb?

Pois é, os comprimidos eram feitos de metilona e os papeis eram 25i-nBome. Na ocasião não se pode proceder com a prisão do responsável por que tais substâncias não apareciam na lista de substâncias controladas da ANVISA. Ficou feliz? Calma.

Alguns dias depois, a ANVISA incluiu essas e outras substâncias semelhantes no rol de drogas cujo consumo e comércio são proibidos no Brasil. Existem poucos estudos sobre os nBome mas o que se sabe é que a toxicidade desse grupo de compostos é maior, ou seja, o risco de complicações e de morte aumenta quando se faz uso deles. Para você ter ideia, basta fazer uma pesquisa em uma grande base de artigos científicos (www.ncbi.org/pubmed) para ver que os nBome estão dando o que falar e que, infelizmente, a reputação deles não é nada boa! Aliás, não é à toa que eles são conhecidos como nBomb! Pesquisando em sites confiáveis encontramos tentativa de suicídio (http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02791072.2014.960111?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&#.VLQlvtLF-k4)  e não é difícil achar textos registrando casos de intoxicação por nBome, inclusive um dos trabalhos descreve uma morte que ocorreu naquele festival onde você está pensando em ir, lá nos Estados Unidos, o Burning Man (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0735675714003131).

Não estou aqui militando nem a favor e nem contra o LSD. Estou aqui falando sobre algo que, caso você goste de dar uma viajada, pode cair nas suas mãos e que pode vir a te fazer mal. Preste atenção, eu disse “PODE” e não “VAI”. Os nBome podem não fazer mal e só fazer com que você, bonitinha, tire a roupa e “bata uma si****ca” na frente de uma galera em uma balada como eu vi em um vídeo que uma toxicologista me mostrou. E pode ser, sim, que você só se divirta.

Portanto, escuta a Tia aqui, ou melhor, leia. Caso te ofereçam um “doce” mais barato, atente ao gosto! nBome é amargo e LSD não tem gosto! E antes de colocar aquele papel debaixo da língua, pelo menos esteja ciente das possíveis consequências deste ato e esteja pronto para lidar com elas. Afinal, quem foi “gente grande” para ir pra festa comprar algo ilegal e usar, tem que ser adulto para lidar com os duendes, monstros ou enfermeiros que podem aparecer na sua frente.

Veja os artigos publicados por Fêmea Beta clicando em Fêmea Beta.


Fêmea Beta 2
Sou a “Fêmea Beta“, então. Brasileira, 32, leonina, Doutora. Doutora com doutorado de quem leu, pesquisou, fez dissertação, tese e seminários. Fui professora e dei aula para universitários, para profissionais, para policiais e para presidiários. Gosto de praia, de música eletrônica, de conhecer gente nova, de gente bonita (independente do cariótipo), de aprender, de sabonetes e de comidas amarelas.

Tenho bom gosto mas não tenho grana suficiente. Tenho sonhos e energia para realizá-los. Tenho família, amigos, conhecidos e amor sobrando. Saiba mais sobre a Fêmea Beta clicando aqui.