tomorrowworld-2015-desatre
Entretenimento

O que aconteceu na TomorrowWorld 2015

Mas afinal, o que aconteceu na TomorrowWorld 2015?

Na manhã do dia 27 de setembro, último dia da TomorrowWorld tivemos uma enxurrada de postagens e especulações sobre o cancelamento do último dia do Festival. Muitos sites nacionais reproduziram as informações distribuídas pelos organizadores e nas redes sociais se multiplicaram os comentários sobre o acontecimento. Muita gente usou a rede para expressar sua revolta, mas com poucas informações concretas!

Se você viu ou ouviu alguém revoltado aqui no Brasil, pode saber o que aconteceu, mas nem imagina a proporção que este acontecimento tomou nas redes sociais e na mídia americana.

Esta imagem estava na capa dos principais sites que cobriam o evento.

tomorrowworld-2015-desatre

Mas afinal, o que aconteceu na TomorrowWorld?

Chuva! Muita Chuva! Segundo o site Your EDM tudo estava ocorrendo bem até perto do final do segundo dia de festival. Porém quando o último Dj parou de tocar e todos se encaminhavam para a saída perceberam que nenhum dos transportes da TomorrowWord estavam operando. Isto também incluía os Shuttles (ônibus vai e vêm) que fazia o transporte entre os estacionamentos oficias e o festival. Ainda segundo esta publicação do Your EDM chegou um momento onde os participantes tinham que escolher entre caminhar 5 milhas (8 km) no escuro até o estacionamento onde estavam seus carros ou procurar um local seco para dormir. Sendo que há muitos relatos de pessoas que caminharam algo próximo de 10 milhas (16 km) até o hotel ou até um ponto onde pudessem pegar um transporte alternativo.

 

 

Segundo o site ampthemag.com as pessoas foram deixadas sem transporte, comida, água e qualquer tipo de informação. Sendo obrigadas a caminhar pelo menos 3 km em um mar de lama e após esta travessia descobriam que a sua jornada estava só começando. Largadas ás margens da estrada no interior da Geórgia (estado americano) não existiam muitas alternativas, era caminhar ou escolher um local para dormir. Ainda segundo o site o Uber e o Tmobili, serviços de caronas foram a salvação de muitas pessoas e mesmo assim há relatos de quem pagou mais de U$200,00 por uma carona. Mesmo os jornalistas de grandes veículos ficaram ilhados o que aumentou ainda mais a repercussão do acontecimento.  

Para finalizar a sua publicação o ampthemag.com faz as seguintes colocações:

“O fato de que a TomorrowWorld nunca usou suas páginas do Facebook ou Twitter para se comunicar com os participantes que tentavam sair do local representa uma falha de comunicação significativa. Não está claro se TomorrowWorld fez algo para ajudar os milhares de participantes que foram prejudicados pela falha no serviço.”

“Imagens de participantes sofrendo são um contraste gritante com as fotos postadas pela conta do twitter oficial da Tomorrowland, que ignorou completamente a crise de transporte causada por ela.”

 

 

Segundo o Atlanta Magazine, foi um desastre! Veja a publicação com algumas informações e entrevistas que esta revista digital de Atlanta fez do episódio da TomorrowWord. Como se isto não bastasse muitos encontraram seus carros atolados ou em áreas prejudicadas sem a possibilidade de sair com seus veículos.

O site mashable.com comunica que vários veículos estavam atolados no local. E especula que a possível repetição do desastre no domingo fez com que os organizadores cancelassem o último dia de festival. Nesta publicação o site afirma que ás cinco da manhã do dia seguinte ainda haviam participantes presos no festival, impedidos de sair com a alegação de insegurança. E os que conseguiram sair eram orientados a caminhar até um ponto de apoio para pegar um ônibus, mesmo sabendo que todos os serviços de transportes haviam sido cancelados.   

Quando um policial deixa você dormir no capô de uma viatura é porque as coisas não estão boas…

tomorrowword-sleep

 

Os organizadores anunciaram um reembolso para alguns participantes após ás chuvas no TomorrowWorld que forçaram o evento a limitar o acesso no dia final.

Os organizadores disseram que, devido à chuva contínua, apenas aqueles estavam acampados no recinto do festival TomorrowWorld poderiam participar do evento no domingo. No comunicado os organizadores estimaram que 40.000 pessoas estavam acampadas no local.

A TomorrowWorld já divulgou quem terá direito ao reembolso e você pode ver a lista completa da Política de Reembolso no site do evento. Para a maioria o reembolso será automático, porém quem comprou serviços de transporte e estacionamento terá que solicitar o reembolso por e-mail.

Se ainda tem dúvidas, veja uma reportagem da tv Norte Americana sobre o episódio.

O pesadelo em TomorrowWorld não poderia vir em pior hora para SFX, a empresa viu a queda do preço das suas ações em mais de 90% nas últimas semanas depois de uma tentativa de privatização que fracassou, tentiva feita pelo presidente da companhia Robert Sillerman. Sillerman foi capaz de salvar a empresa nos últimos minutos com uma injeção de US $ 60 milhões (incluindo US $ 30 milhões de seu próprio dinheiro, emprestado para a companhia em 29% de participação), mas a SFX não será capaz de reparar rapidamente os danos feitos a milhares de participantes que postaram fotos de si mesmos e de outros fãs da EDM obrigados a dormir na lama e caminhar milhas para obter ajuda.